Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 14,1-12)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 14,1-12)

Religião

Glória a vós, Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo: Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.

Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.

Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

Palavra da Salvação.

Homilia

É preciso que os valores estejam bem firmes dentro do nosso coração, porque, senão, o coração cai em confusão.

O juízo é o critério reto e correto, é a mente iluminada e direcionada. Tomemos cuidado, porque vivemos numa sociedade laxa, onde os princípios e os valores estão relaxados, e parece que tudo é permitido.

É importante cuidar dos impulsos da paixão, do coração, da mocidade, os impulsos que vêm em todas as épocas da nossa vida. Tudo está se normalizando com muita facilidade, não é questão de jogar pedras, julgar e condenar, mas é questão de colocar as coisas no seu lugar. O que é certo é certo, o que é errado é errado. Ainda que você tenha passado por uma experiência errada na vida e depois tenha concertado, não pode dizer que aquilo que foi errado agora é certo.

Não podemos colocar como modelo e exaltar aquele que transformou suas experiências erradas em êxito de vida. Por isso, quando João disse a Herodes que não era permitido, é porque não era permitido, mas este seguiu o seu coração.

Um coração sem cabeça é um coração sem razão; um coração sem razão anda na contramão, comete muitos atropelos, acidentes, e os valores vão se perdendo. Que Deus nos abençoe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.