O tradicional Pau da Bandeira gera aglomerações em Barbalha no Ceará

O tradicional Pau da Bandeira gera aglomerações em Barbalha no Ceará

Cidade

Apesar do decreto de isolamento social no estado, moradores seguiram um carro de som durante o ato em homenagem à festa tradicional em Barbalha.

Um cortejo simbólico do Pau da Bandeira, no município de Barbalha, no interior do Ceará, gerou aglomerações em alguns pontos da cidade neste domingo (31). Apesar do decreto de isolamento social determinado pelo Governo do Estado, moradores seguiram um carro de som que levava a bandeira de Santo Antônio para ser hasteada no mastro já erguido no ano passado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 19,25-34)

A intenção, segundo relatos da população, era fazer uma homenagem simbólica à tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2015.

“De manhã a gente fez a bênção da bandeira, e estava marcado para sair às 17h apenas o carro de som com a bandeira, e só. Mas o momento chamava a atenção, é um momento simbólico pra muitos devotos e carregadores de Barbalha. É uma maneira de a gente respeitar a nossa tradição e a nossa cultura”, conta Rildo Teles, que esteve à frente da comissão do cortejo.

Muitos moradores não estavam de máscara durante o percurso. — Foto: VC Repórter
Muitos moradores não estavam de máscara durante o percurso. — Foto: VC Repórter Por G1 CE.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.