Fátima: Cardeal Sérgio lembrou os sofrimentos da pandemia

Fátima: Cardeal Sérgio lembrou os sofrimentos da pandemia

Arcebispo de São Salvador da Bahia rezou pelos que sofrem com a covid-19 e assinalou a “dedicação e generosidade” dos profissionais de saúde. 

O cardeal Sérgio da Rocha presidiu à Peregrinação Aniversária de 12 e 13 de outubro na Cova da Iria em Fátima. Celebrações que evocam a sexta Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia em 1917.

Na sua homilia, na Eucaristia de dia 13 de outubro, num Recinto do Santuário com dezenas de milhares de fiéis, o arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, rezou por todos os que sofreram e sofrem com a pandemia de covid-19:

“Trazemos as orações de todos ao altar do Senhor, confiantes na intercessão materna de Nossa Senhora de Fátima, rezando pelos que mais sofrem as consequências da pandemia e todo o mundo. Nós rezamos unidos aos enfermos da covid-19 suplicando a graça da recuperação de sua saúde. Rezamos unidos às famílias enlutadas que sofrem com a perda dos seus entes queridos” – afirmou.

D. Sérgio da Rocha lembrou os profissionais de saúde e a sua “dedicação e generosidade”:

“Nós rezamos, com especial estima e gratidão, pelos profissionais da saúde, por todos que cuidam dos doentes nos hospitais e nas casas, com tanta dedicação e generosidade e pelos que se dedicam à vacinação portadora de esperança” – frisou.

O purpurado suplicou “a graça da superação da pandemia” afirmando ser necessário “cuidar da vida e da saúde com responsabilidade”:

“Nós suplicamos a Deus, com a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, a graça da superação da pandemia. Reconhecemos com louvor a Deus e gratidão os passos que têm sido dados, mas precisamos continuar a cuidar da vida e da saúde com responsabilidade” – declarou.

Foram celebrações marcadas pelo regresso em massa dos peregrinos ao Santuário com a presença de 15 nacionalidades. A todos o bispo de Leiria-Fátima agradeceu e emocionou-se ao recordar as palavras que dirigiu a Nossa Senhora no início da pandemia a 13 de maio de 2020: “Voltaremos” – disse na altura. E de facto, os peregrinos estão a voltar em maior número. D. António Marto agradeceu:

“Hoje devo dizer: Vós queridos peregrinos respondestes à chamada! De modo admirável!” – disse o cardeal António Marto.

“Louvai o Senhor, que levanta os fracos” é o tema do ano pastoral em Fátima. Uma dinâmica inserida na caminhada dos próximos anos até 2023 em sintonia com a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa. Uma temática para responder aos novos desafios pastorais colocados pela pandemia. Fonte: Vatican News.

Entre e Participe: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.