Beato Vital Vladimiro Bajrak Santo do Dia 16 de Maio

Vladimir nasceu na Ucrânia, em 14 de fevereiro de 1907, em uma aldeia na província de Ternopol.

Beato Vital Vladimiro Bajrak: Em 1922 frequentou o ginásio na cidade de Čertkov e em 4 de setembro de 1924 ingressou na ordem de São Basílio, o Grande, segundo a regra de São Iosafat, tomando o nome monástico de Vitalij. Depois de completar o noviciado em Krechov, estudou teologia nas escolas monásticas de Lavrov, Dobromil e Kristinopol, todas na Ucrânia. 

Serviço na abadia: Aos 26 anos fez votos solenes e foi ordenado sacerdote em Žovkva, onde foi nomeado vice responsável do mosteiro e ao mesmo tempo coadjutor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Em julho de 1941 foi nomeado responsável pelo mosteiro em Drogobyč, província de Lviv, substituindo os anteriores presos e mortos, Serafim Baranik e Ioakim Sen’kovskij.

Perseguição: O padre Vitalij foi preso por agentes da NKVD, a polícia política soviética, em 17 de setembro de 1945, acusado de ter participado na aldeia de Turinka de um funeral no túmulo dos militantes ucranianos do exército subversivo em 1941, de ter feito propaganda anti-soviética durante um sermão. Também foi perseguido por publicar um artigo falso contra o partido bolchevique no calendário anti-soviético “Missioner” de 1942.

Condenação: Em 13 de novembro de 1945, o padre Vitalij foi condenado pelo tribunal militar a 8 anos de prisão e confisco de ativos.

Ele morreu poucos dias antes da Páscoa de 1946, depois de ter sido brutalmente espancado durante o interrogatório: foi levado de volta para a prisão do NKVD em uma maca e enterrado na própria prisão. 

Beatificação: O padre Vitalij Bajrak foi beatificado em 27 de junho de 2001, durante a visita do Papa João Paulo II à Ucrânia, junto com outros 24 greco-católicos vítimas da perseguição soviética.

Oração

“Senhor Jesus, hoje são outros milhares de ucranianos que sofrem por perseguição, além de religiosa, mas civil e desleal. Que a nossa oração agora, console os ucranianos que sofrem e providencie para cada um, o renovar da esperança. Assim seja, por intercessão do Beato Vital Vladimiro Bajrak”

Beato Vital Vladimiro Bajrak, rogai por nós!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: