Águas do Rio São Francisco chegam à cidade de Brejo Santo, no Ceará

Águas do Rio São Francisco chegam à cidade de Brejo Santo, no Ceará

Cidade

O bombeamento da água para o reservatório do município estava suspenso desde agosto, quando houve o rompimento de um conduto na Barragem de Jati.

As águas do Rio São Francisco chegaram ao Reservatório Atalho, na cidade de Brejo Santo, no sul do Ceará, nesta sexta-feira (6), de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional. O município esta no roteiro do Eixo Norte do Projeto de Integração do rio.

O bombeamento da água estava suspenso desde agosto, quando houve o rompimento de um conduto na Barragem de Jati. Na época do acidente, por causa do risco de inundação na área, cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas e levadas para abrigos e casas de familiares.

Depois dos reparos com o rebaixamento do vertedouro, o fluxo das águas foi liberado na última semana de outubro. Com isso, a Estação de Bombeamento EBI-3, localizada em Salgueiro, no estado de Pernambuco, foi acionada, permitindo a retomada da pré-operação do Eixo Norte. As águas do Velho Chico seguirão para a cidade cearense de Mauriti e para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Fonte: G1 CE.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.