Agricultor Dionizio retomam a produção de algodão em Guassussê

Agricultor Dionizio aposta no cultivo de algodão em Guassussê

Cidade

Atividade chegou a ser abandonada nos últimos anos, por causa do Bicudo e da falta de chuvas na Região.

O agricultor Dionizio Jacinto Soares, de Guassussê Orós Ceará, está apostando na retomada da produção do algodão. A cultura já teve mais espaço nas décadas de 1970, e 1980, só que muitos desistiram do plantio por causa do forte ataque de Bicudo e falta de chuva na região.

O produto que já foi considerado o “ouro branco” em Guassussê e que, a partir da década de 80, entrou em declínio na região. Com o clima e solo adequados oferecendo condições necessárias para desenvolver o cultivo do algodão.

Mundoca completa 100 anos se torna homem mais velho de Guassussê

De acordo com Dionizio, o cultivo do algodão, tende aumentar. Vamos incentivar para que todo mundo plante. Eu plantei e estou muito satisfeito com o resultado até agora, os gasto fora muito pouco, só com preparação do solo e três maquinas de veneno. O produtor aposta que, o plantio com certeza vai despertar interesse, já é hora dos agricultores voltarem ao cultivo do algodão.

A experiência com a retomada do plantio do algodão tem sido satisfatória para quem já plantou, casos dos agricultor Sr. José, no sítio Betania Distrito de Guassussê em 2019.

Agricultor Dionizio retomam a produção de algodão em Guassussê
Foto de José Marcos

Além de que, no desenvolvimento do algodoeiro existem as fases vegetativas e reprodutivas na planta, e algumas dessas fases podem ocorrer ao mesmo tempo.

Agricultor de Guassussê retomam a produção de algodão
Foto de José Marcos

Nesta fase final da cultura começa com a abertura do primeiro capulho e termina com a aplicação de desfolhantes e/ou maturadores.

Vídeo de José Marcos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.